segunda-feira, 14 de maio de 2012

Viver Abril em Maio!


São 3 horas da manhã e ainda estou no computador! Não estou sozinha. Em Lisboa , na Casa da Achada, no Porto na Fundação Serralves, em Amien na Associação Cardan, outros, muitos, trabalham furiosamente nestes dias.

Estamos em Plena Leitura Furiosa:  uma atividade fabulosa,  criada pela  Associação  Cardan, desenvolvida em Portugal pela Casa da Achada e que acontece em Maio,  uma espécie de ABRIL em  MAIO  onde, por três dias,  se vive um IMENSO pedaço de vida, de verdade.  Uma experiência humana fabulosa!

Viver em Maio, aquilo que de mais precioso nos vai ficando de Abril : a liberdade do pensamento e dos afetos – é um privilégio. 

Acabei de receber e ler o texto que o Afonso Cruz escreveu com o seu grupo. Dentro de algum tempo chegará o  da  Conceição Ruivo. Duas pessoas muito especiais. Em Beja serão ilustrados pela Susa Monteiro e pelo Paulo Monteiro. Enquanto espero, de outros lugares - Porto , Amien,  Lisboa -  vão chegando : histórias, poemas, canções, cartoons, ilustrações – lentamente…  unindo   umas centenas de pessoas num imenso puzzle de amores e desamores pela  leitura, pela vida.

Acabei de receber um texto de  Regina Miranda , feito a Norte com adolescentes, agora  as ilustrações do Alberto Péssimo , tantas . Dezenas de textos e ilustrações vão chegando a conta gotas,  textos  construídos em parceria com  velhos, refugiados, adolescentes, mulheres e homens que nestes dias ganham consciência sobre o que é criar, o que é a leitura, a força da palavra.

Imagino como ficarão os olhos de X, Y , Z, quando escutarem de H,  as palavras de embalo  que lhe habitam o peito e a memória. Quinze homens, quinze histórias que queremos todos , que venham a ter um final feliz. Obrigado malta da Horta. Imagino e guardo.

Sei que quando escutarem os textos, os olhos da Helena  e da Gisela, do Márcio e restantes técnicos  , ficarão mudos de emoção e todos daremos por bem aproveitadas , as 10 , 12 , 14 horas , destes últimos dias de trabalho: horas EXTRAORDINÁRIAS!

Recebo e arquivo. Organizo. Confiro. Tudo tem de estar pronto amanhã à tarde para a Susa Monteiro fazer a maquete da brochura , que será impressa domingo de manhã pelo Gomes e pela Florbela , apresentada no Domingo, lida e cantada pelo David Silva, pela Ana Oliveira , pelo Serafim.

Gostava que a casa estivesse cheia. Que todos fossem escutar as palavras , as histórias que contam  as alegrias e dores, as gratidões e ingratidões dos dias,  os quotidianos e sobretudo as ESPERANÇAS. 

Dar voz a quem não tem voz : esse é também o papel de uma Biblioteca. PÚBLICA!
E só agora me lembrei: - Porra! Esqueci-me de picar o ponto !

1 comentário:

  1. Um dia inesquecível,talvez dos melhores da minha vida, uma experiência que jamais irei esquecer.
    Obrigado MALTA DA HORTA.

    ResponderEliminar