quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Há principios e valores que sempre irão abrir caminho !


Chove em Santiago e da janela do meu quarto, como num sinal de que o tempo tudo colocará no seu lugar, recortam-se as torres da imensa Catedral. Vim, em representação da organização em que trabalho, participar num simpósio sobre fomento à leitura, organizado pela Associação de Editores Galegos e bem acompanhada pelo “Papaleguas”, conhecem? É um tipo notável este Papaléguas, mais… é um ser humano, notável, naquilo que mais notável o ser humano tem: a generosidade. O seu trabalho consiste em andar ao volante de um bibliomóvel, levando experiências leitoras a aldeias de 20 ou 30 habitantes, a populações isoladas, envelhecidas, proscritas no seu exercício de cidadania, não porque não possam votar, mas porque tem baixas ou nenhumas competências de leitura e nenhuma voz social.

Nestes dois dias, assistimos à apresentação de projectos vindos de muitos lugares. Uns dirigidos a bebés e mães, outros dirigidos a jovens, outros em escolas, outros organizados por grupos de pais. Em comum todos têm a força das pessoas que os desenvolvem, a paixão com que lutam pelos seus leitores, o esforço por manter acesa a chama, mesmo com a danada da crise, os baixos orçamentos e a indiferença dos poderes políticos ou institucionais. A capacidade de resiliência desta gente que investe, pesquisa, se entrega, buscando, a diferentes vozes, cumprir a sua função social, é inspiradora! Como sobrevivem é uma incógnita.

Se os poderes, todos os poderes, fossem inteligente e pensassem genuinamente no desenvolvimento das suas comunidades, na qualificação humana das suas comunidades, no desenvolvimento económico e social das suas comunidades, fariam de cada projecto de leitura a sua bandeira e tratariam estes homens e mulheres e os projectos que protagonizam com o respeito que merecem.(...) Do que um homem é capaz (...) para levar de vencida uma razão de vencer . (...)A eles e a elas o meu abraço solidário

Sem comentários:

Enviar um comentário