domingo, 28 de novembro de 2010

Ser solidário assim ,,,e aprender sempre !


Estamos sempre a aprender e ontem na minha primeira modesta participação no armazém do Banco de Alimentar aprendi muito. Aprendi que apesar da dureza dos dias, as pessoas ainda não perderam aquilo que as distingue das bestas. Aprendi que de Beja e arredores chegam toneladas de géneros e que estes são escrupulosamente pesados e contados para garantir que nos próximos seis meses, vão chegar a quem precisa. Depois passam por umas dezenas de mãos e são arrumados em dezenas de prateleiras: massas, leite, leguminosas, arroz, açucar, farinha, papas, etc. Depois são distribuidos por uma centena de instituições do distrito e destas chegam a uns milhares de bocas - cada vez mais...cada vez mais... Aprendi que para além do meu olhar sobre o pais de mansos que somos, para além da certeza de que mereciamos todos viver num país em que ninguém passasse pela humilhação de esticar a mão para pedir pão, que para além das minhas convicções ideológicas, há uma realidade incontornável de um estado negligente para com os mais fracos, para com os mais pobres, que nega o direito ao trabalho a milhares de cidadãos, e onde o exercicio de cidadania destes voluntários em Beja , milhares por todo o país, é fundamental. Li nos olhos dos mais experientes, dos mais engajados, a alegria e a preocupação, pois talvez só eles saibam as verdadeiras repercussões que pode ter uma campanha mal sucedida. Aprendi que não me interessa de onde vêm , nem os seus credos ou convicções religiosas, ideologicas. Aprendi que a única coisa que ali me interessa é oferecer o meu tempo, o meu corpo e energia à sua causa. Estou toda lascada. Doem-me os braços, as costas, o Nolotil já não me alivia a dor na anca. Doí-me a alma... mas sei que ontem quando de lá saí ainda lá ficaram, e, agora que escrevo, ainda lá estão, seguramente com também com dores e descarregam e pesam e arrumam e esperam , e desejam que, carregamento a carregamento, se possa cumprir o objectivo de todos : encher aquele armazém para os seis meses que faltam até à próxima campanha.
Obrigada pelo que ontem me ensinaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário