quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lá está ela, a meter veneno I !

A reinvenção da língua é uma coisa que me fascina... perceber como as expressões evoluem e assumem dentro de cada um de nós, novas significações.
- Lá estás ela a meter veneno !- dizem pensando que eu vou falar daquela montagem deliciosa de certezas absolutas do "antes de ser governo" e "depois de ser governo", partilhado no 31 da Armada. Talvez ... ora ilustremos...

Governo - grupo de malfeitores que tem o meu país como refém.
Mercados- há os internacionais que são os culpados da crise, os nacionais que se juntam à dança, o Mercado da Ribeira que tem música Africana, ao vivo na sexta feira. Há também os mercados " pode ser que um dia vejam a luz do dia ( como o Mercado Municipal de Beja).
Discussão pública - expressão usada para dar aquele ar de gestão moderna e que visa ouvir paternalmente e decidir autoritariamente.
Pilares de uma estratégia de desenvolvimento - expressão que designa um nº variável de elefantes brancos, entre os dois e os dez , mas sempre em pares para a coisa não cair. A expressão também é usada sempre que se prevê que uma montanha possa vir a parir um rato.

Na língua tudo muda e seguramente daqui a milhares de anos, o conceito Beja Capital - que norteou a campanha do PS - terá outra significação e pelo que vi do balanço de mandato do primeiro ano de governação, temo que ele venha a ser :
Beja Capital - cidade milenar . Gerida a partir de um modelo redutor de desenvolvimento .
- Lá está ela a meter veneno! - dizem. Nada disso!
Estive a ler com atenção o balanço apresentado e pareceu-me um balanço impreciso e pouco rigoroso. Não consegui ainda chegar ao balanço do primeiro ano de mandato da CDU, enquanto oposição, facto pelo qual , peço desculpa.
Para que não haja confusões sobre a minha boa fé, devo desde logo dizer que não tenho dúvidas que os executivos dos últimos 25 anos - 2010 inclusive - trabalharam o melhor que podiam e sabiam, para a cidade, num contexto especifico, apesar de ter e de ter tido , discordâncias várias, com todos.
A CDU trabalhou para a cidade com os meios de que dispunha, com as ortodoxias e convicções que a acompanharam - uma capital construida em cima de um conceito amputado de desenvolvimento o da " luta do trabalho contra o capital". E direi que também não tenho dúvidas que o PS é movido pela mesma energia e que trabalhará o melhor que pode e sabe, com os meios de que dispõe, mas também com as suas ortodoxias e convicções: uma capital construida em cima de um conceito do desenvolvimento económico desligado da identidade, da cultura e da memória.
- Lá está ela a meter veneno!
É que eu, que também quero o melhor para a cidade... procuro e não encontro, quem seja capaz de trabalhar para um modelo de desenvolvimento assente no crescimento das PESSOAS.
O que li, o que ouvi e o que consegui perceber nas entre-linhas, levanta-me algumas preocupações: é que ele este balanço , é um vazio de reflexão sobre as Pessoas e na longa e imprecisa lista de "feitos": em estudo, em projecto, em análise, em apreciação, em discussão publica, em concurso - há muita matéria herdada (sem que a isso se faça qualquer referência) há muito pouco concluido, nada é dito sobre o "COMO", nem sobre o que se teve, tem e terá de se hipotecar se continuarmos neste caminho.

4 comentários:

  1. Gosto tanto de vir aqui! Um grande beijnho.

    ResponderEliminar
  2. É so bater à porta e entrar! Um Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este blog, parabêns.
    Parece que vou ficar visita regular.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo , apareça para trocar umas ideias e sendo este um espaço respeito e liberdade , que tal abandonar a timidez do anonimato.
    Um abraço

    ResponderEliminar